Você sabe o que cada letra da sigla LGBTQIA+ significa?

Você sabe o que cada letra da sigla LGBTQIA+ significa?

29 de Junho de 2022

Junho é o mês em que comemoramos o Orgulho Gay. Ano passado, escrevemos um texto aqui no blog da Dompel  sobre a história dessa comemoração. Leia aqui:
Junho é o mês do Orgulho LGBTQIA+. Você sabe por quê?

A comunidade LGBTQIA+ passa por diversos desafios na vida cotidiana. Desde vagas de emprego negadas ao desrespeito em público. Esse grupo social precisa estar constantemente na busca de estratégias e recursos para viver com dignidade, muitas vezes uma luta diária para a sobrevivência. Infelizmente, ainda vivemos em uma estrutura cultural que impõe formas de ser e estar uniformizadas. A sexualidade é uma parte importante na identidade, faz parte de como as pessoas são. E subjugá-las pela sua orientação sexual leva a marginalização e objetificação dos corpos.

Por isso, a Dompel se posiciona mais uma vez para afirmar a postura da empresa em apoio à comunidade. Neste ano, aprofundaremos um pouco no assunto. Afinal, você sabe o que significa cada letra da sigla LGBTQIA+?

Antes de entendermos o que cada partezinha da sigla significa, vamos destrinchar o porquê da necessidade de um movimento social ligado à identidade. E para isso precisamos entender o conceito de gênero.

O que é gênero?

Quando pensamos em identidade sexual, logo é necessário entender o que é “gênero”. E ao começarmos a construir ideias sobre esta temática, refletimos sobre a imposição de comportamentos aceitáveis para a sociedade, enquanto papéis sociais a partir do sexo pelo qual nascemos. Por exemplo, até a metade do século XX, era inconcebível uma mulher decidir não querer ter filhos, ou desejar uma carreira distante de um matrimônio. Aqui, podemos entender que há uma percepção social sobre o que é ser mulher em determinado espaço e tempo. Assim, temos uma relação de poder entre os sexos.

O conceito de gênero reflete, então, sobre as relações entre os papéis sociais estabelecidos e exercidos em um contexto de lugar e tempo.

Mas o que isso tem a ver com a comunidade LGBTQIA+?

Pessoas que não se enquadram em uma heteronormatividade (padrão sexual hétero) acabam sofrendo com as imposições sociais, sobre o que se espera desde o nascimento. Além da tentativa de enquadrar-se, o que leva a diversas questões emocionais reprimidas, as pessoas não héterossexuais sofrem com a exclusão, marginalização e negação de direitos sociais como casamento e maternidade, por exemplo.

Com as diversas teorias feministas em diálogo desde o século XX, hoje podemos vislumbrar as diferentes identidades sexuais e criar estruturas comunitárias de gênero cada vez mais igualitárias.

Este conceito dá pano pra manga, né? Agora que entendemos um pouco sobre “gênero”, vamos entender a formação da sigla LGBTQIA+.

L de Lésbicas: pessoas que se identificam como mulheres e que se sentem atraídas por outras mulheres.

G de Gays: pessoas que se identificam como homens e que se sentem atraídos por outros homens.

B de Bissexuais: sobre pessoas que se identificam como homem ou mulher e se sentem atraídas por ambos os sexos.

T de Transexuais: são pessoas travestis, transgêneros e transexuais. Referente à identidade de gênero e não em relação a sexualidade do indivíduo, já que remete àquele que se entende como gênero diferente do sexo designado no nascimento.

Q de Queer: termo em inglês, usado para se referir à pessoa que não se encaixa na heteronormatividade, isto é, que não se identificam com o padrão binário de gênero.

I de Intersexo: pessoa que nasceu com a genética deferente do XX e XY e tem sistema reprodutivo e/ou genitálias fora do sistema binário.

A de Assexual: são pessoas que não sentem atração sexual, o que não significa que não possam ter relações afetivas.

P de Pansexual: são pessoas que têm atração e desejo sexual por outras pessoas independente de sua identidade de gênero.

+ de diversidade sexual!

As orientações sexuais e identidades de gênero não se restringem a esta sigla, afinal há grande diversidade no mundo. O que precisamos lembrar é: respeitar cada pessoa da forma como se sente contemplada, seja na linguagem, seja na construção de direitos.

Viva a comunidade LGBTQIA+!

CADASTRE-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES

Aviso! Para seu conhecimento e segurança: as informações acima envolvem dados pessoais, os quais serão utilizados exclusivamente para procedimentos preliminares próprios das relações negociais B2C ou B2B, nos termos da LGPD 7º, V, razão pela qual coletamos sua concordância abaixo. No entanto, antes de consentir, pedimos que acesse e leia nossos termos e políticas, condição para permanecer navegando.

Li e aceito o aviso acima, bem como os termos do website da Dompel.