18 de Maio de 2022
O cabelo não tem mais a mesma função de proteção como há centenas de anos atrás. Hoje, os fios têm importância estética, de autoestima e identificação social. Ou seja, a imagem que passamos para o mundo está diretamente ligada com as formas que utilizamos em nossos cabelos. Trocar de cor, fazer tranças, alisar, cachear, cortar: todas estas ações têm relação com a imagem que temos sobre nós mesmos, bem como a forma como queremos que nos vejam.
Prova disso é a situação envolvendo Chris Rock, Will Smith e Jada Smith no Oscar 2022. Will Smith levantou de sua poltrona e deu um tapa em Chris Rock, que por sua vez apresentava a premiação. Tudo isso, porque Rock fez uma piada com a calvície de Jada (esposa de Will), causada pela doença alopecia.
Jada Smith sofre de alopecia, uma condição que a faz perder os cabelos. As causas são inúmeras e seu diagnóstico não é simples. Desta forma, alopecia acomete muitas pessoas de maneira silenciosa e a investigação médica pode durar anos. A apresentadora confessou, ainda antes do episódio do evento cinematográfico, que padece de ansiedade, uma das causas da condição.
O ato violento de Will Smith contra Chris Rock levantou diversas discussões em diferentes meios de comunicação. E trouxe o conhecimento às grandes mídias sobre a doença de Jada.
Aqui neste post, você vai encontrar o possível tratamento buscado por Jada: tricologia e terapia capilar.
Quem é o médico tricologista?
Sabendo do sofrimento e da perda de autoestima que as doenças capilares e suas consequências causam, é de extrema importância conhecer quem é o profissional tricologista e terapeutas capilares. Além disso, há formas de oferecer estes serviços de maneira estruturada no seu salão de beleza.
A tricologia é uma área da medicina que estuda, diagnostica e investiga a saúde dos cabelos e raiz dos fios. Os tricologistas são profissionais ligados à ciência, como médicos, nutricionistas, farmacêuticos, esteticistas, biólogos e químicos. É um segmento que une a estética e saúde para oferecer tratamento por meio de diagnóstico da situação do couro cabeludo, fios e pelos faciais.
A partir de uma verificação completa do histórico do couro cabeludo, o tricologista obtém informações sobre as condições atuais para dar ao paciente indicações suplementares para, ao final, oferecer um diagnóstico.
A investigação se dá por meio de exames de sangue e tricoscopia (exame dermatoscópico, que visualiza detalhadamente as estruturas da região do corpo). Desta forma, pode-se identificar doenças infecciosas ou problemáticas envolvendo o crescimento e fortalecimento dos cabelos.
Com as causas em mãos, o tricologista pode oferecer um plano de tratamento capilar personalizado. Neste momento, o profissional passa o caso para o terapeuta capilar, que além de orientar e dar suporte ao tricologista, possui técnicas, procedimentos e intervenções necessários para a cura.
O que é Terapia capilar?
A terapia capilar trata do couro cabeludo a fim de manter a saúde e estética. Por meio do controle do PH da região, pode-se curar a queda e a quebra dos fios. Além disso, é possível combater a seborreia e o excesso de oleosidade.
Os principais procedimentos utilizados são a massagem, o peeling, a máscara de argila e a fotobioestimulação. São métodos que ativam a circulação sanguínea, facilitando a absorção de nutrientes, assim como realizam limpeza profunda da área e viabilizam as ações antibacteriana e antifúngica. Além da alopecia, estas técnicas tratam caspa, seborreia, tricotilomania e diversas outras condições.
A tricologia e a terapia capilar recuperam os danos fracos e intensos, melhorando a aparência. Como consequência, temos a maior probabilidade de aumento da autoestima e confiança na imagem do paciente.
O sofrimento causado pela calvície pode ser amenizado com uma triagem diagnóstica feita por bons profissionais da tricologia e terapia capilar.
Assim como Jada Smith, muitas pessoas precisam e procuram estes atendimentos para diminuir os danos causados por doenças genéticas, pelo meio, poluição, temperatura e outros tipos de problemas. É importante saber que estes problemas têm cura se diagnosticados por profissionais capacitados e se os tratamentos forem feitos de maneira correta.