Encontrar o cliente onde estiver: o mundo digital e o mercado varejista.

Encontrar o cliente onde estiver: o mundo digital e o mercado varejista.

24 de Fevereiro de 2021

O cenário do mercado de beleza se transformou fortemente em 2020. O mundo digital, que já tomava conta da forma como as pessoas interagiam socialmente, transformou também a maneira como trabalhamos. Após 2020, não há empresas que se mantenham sem que haja a inserção das redes digitais no processo de trabalho.

Para o varejo, não é diferente. O evento Fórum Beauty Fair Varejo de Beleza, que costuma reunir em torno de 600 representantes da indústria e do varejo de beleza, aconteceu no dia 04 de novembro de 2020 de maneira adaptada para o meio virtual. Foi lá que houve o diálogo sobre o mercado varejista na atualidade.

Assim, é necessário inovar de maneira a pensar sempre no cliente, como falou Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza no Fórum Beauty Fair. O digital alcança o cliente onde ele está, facilitando a comunicação entre o consumidor e o varejista.

Para quem é varejista, é importante analisar os dados sobre consumo, como por exemplo, as atividades de salão de beleza, já que 15% das mulheres disseram que não vão voltar a pintar os cabelos no salão após a pandemia do vírus COVID. Além disso, a cultura do DIY (do it yourself – faça você mesmo) tornou-se tendência na quarentena e o mercado também modificou drasticamente.

O digital vai além de plataformas e redes sociais, está presente em todas as atividades do cotidiano, tornando-se uma cultura. Desta forma, a performance de comunicação de mercado deve encontrar as respostas para as perguntas dos clientes, seja nas plataformas digitais ou na comunicação direta com o consumidor. Uma forma de adaptar o negócio para o ambiente virtual é estudar as empresas do segmento que inspiram na questão da inovação digital.

A compra online e retirada na loja, assim como a entrega de produtos são atividades que se tornaram cotidianas na vida dos consumidores e as marcas que se concentram em conexões com a clientela estão tendo destaque no mercado.

O físico não vai acabar, porém as relações sim. O capital em relação à cultura digital não depende do contato e por isso, investir em conexões e estratégias de negócio e comunicação digital é imprescindível. 

Sobre a Silvia:
Educadora, escritora, redatora, podcaster e empreendedora, Silvia é graduada em História e pós-graduada em Cultura Digital. Criadora e podcaster do espaço de criatividade Laboratório de Histórias, empreende na empresa CRIAtiva - educação para a sensibilidade. Tem como princípios a transformação social, por meio da literatura, cultura e arte. Instagram: @laboratorio_historias e @silvia.criativa

CADASTRE-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES

Aviso! Para seu conhecimento e segurança: as informações acima envolvem dados pessoais, os quais serão utilizados exclusivamente para procedimentos preliminares próprios das relações negociais B2C ou B2B, nos termos da LGPD 7º, V, razão pela qual coletamos sua concordância abaixo. No entanto, antes de consentir, pedimos que acesse e leia nossos termos e políticas, condição para permanecer navegando.

Li e aceito o aviso acima, bem como os termos do website da Dompel.